sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PASSO 3: GRANDES IDEIAS NASCEM DE PEQUENAS CAUSAS







• Sempre notei que meu bairro tem muitos terrenos vazios. Sempre imaginei uma horta comunitária em cada um deles até que o proprietário resolvesse montar sua casa. Isto pq os terrenos do jeito que estão, cresce muito mato que são “limpos” com fogo.



• Meu prédio tem um jardim com poucas plantas, sempre imaginei muitas pedras e flores, pode ser uma boa ideia começar. Pensei comigo, se tivéssemos plantas, tb teríamos que ter alguém para cuidá-las. Acho que acabei de arranjar um hobbie para o fim de semana. Vou comentar sobre isso na assembléia do condomínio e me oferecer para ser jardineiro, quem sabe não aprendo mais coisas para ajudar a deixar os OASIS mais floridos. =)

· No escritório fazemos muitas impressões em papel, recebi uma dica de uma amiga de um software que reduz a quantidade de tinta alterando a forma de impressão, achei genial, ecofont http://www.ecofont.com/pt/produtos/verde/imprimir/impressao-sustentavel-utilizando-o-software-ecofont.html. Mas, por enquanto, vou reduzir a impressão pensando mais antes de imprimir.

• Há muito venho conversando com várias pessoas sobre o modo de vida Uberlandense e percebo que muitos não estão satisfeitos. Alguns amigos fazem passeata em prol da bicicleta, outros defendem o meio ambiente. Por que não conectar estas pessoas e fazer um movimento unificado para melhora da qualidade de vida em Uberlândia? Esses dias minha amiga Val Silva me fez pensar sobre algo que não havia prestado atenção, o problema de arborização em Uberlândia e realmente comecei a notar que o que me incomodava não era apenas a ausência do mar. Lembrei também de quando fizemos uma oficina de maquete junto a ONG Ação Moradia e enquanto as crianças montavam seus sonhos com massinhas e lápis de cor eles sempre comentavam da falta do verde em seus bairros. Queriam um lago, com árvores em volta e veio a cabeça quando a Valéria me contou da sua indignação com o tratamento que os uberlandenses dão à arborização urbana me apontando umas placas anunciando “corta-se árvores”. Na hora lembrei e ao mesmo tempo fiquei surpreso como eu não tinha percebido isto antes, por um instante me pareceu muito irônico, como assim? A gente querendo plantar mais árvores e alguém anunciando que corta árvores? Pensei comigo, preciso conhecer as pessoas que estão ligadas a isso.

Quero entender como vivem essas pessoas que fazem esse serviço de cortar árvores. Por que eles escolheram este oficio e como podemos direcionar esta "habilidade" para fins ambientais. Qual o motivo de alguém cortar uma árvore? Será que não temos uma alternativa para ela em vez de cortá-la? Caso não tenhamos, será que podemos estimular o plantiu em outra área? E quem pode se responsabilizar por isso? Sensibilizar as pessoas, não somente quem estão de fora, mas quem estão ligados ao meio ambiente através de ações que inspirem e motivem as pessoas a mudar.

Pensei em mobilizar esse pessoal que está ao meu lado e realizarmos uma campanha em Uberlândia, rápida e de impacto. Grupos já ativos mas dispersos, que após se unir podem realizar ações conjuntas, um exemplo são as oficinas. No primeiro momento podemos nos organizarmos para entendermos sobre a arborização em na cidade e fazer uma oficina de educação e ação ambiental, posteriormente abriremos para novas propostas e os mesmos grupos poderão compartilhar suas ideias de melhoria ou sonhos e nós mobilizaremos as pessoas para isso se torne realidade.

Forte Abraço

Jack

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo,
    Recebi uma resposta da Secretaria de Meio Ambiente dizendo que o órgão recebe várias denúncias a respeito de podas irregulares. Além disso, existe um horto municipal que distribui mudas para a população. Engraçado... o site da prefeitura tem um link para podas, mas relativo ao plantio de novas árvores não, ou seja, é um programa de manutenção da flora urbana sem metas de renovação...minha indignação só aumenta.

    ResponderExcluir
  3. Val estou percebendo que vamos ter muito trabalho pela frente. Porém a formas que as coisas estão andando acredito que vamos ter um caminho de muitas realizações. Esta movimentação é muito importante para que possamos entender melhor a real situação da nossa cidade. Estou muito feliz de estarmos compartilhando esta ideia.

    Vamos começar mostrando como se faz na prática.

    =)

    ResponderExcluir