quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Passo 1 O que quer ser quando crescer? Entregador de felicidade.


Passo 1 A. Você tem dúvidas profissionais? Quais são?

As dúvidas sempre nos acompanhando durante a vida. Seja profissional ou não, eu acho que isso é um de teste para a gente poder vencer nosso medos e enfrentá-los seguindo a voz do nosso coração. Sigo andando para não perder a beleza da paisagem, mas sempre andando.

As dúvidas que tenho são mais ligadas à minha preparação como “pessoa” profissional. Desde meus 14 anos queria ter meu negócio próprio minha independência e até me arrisquei em projetos na internet ou dando aulas de violão. Fiz de tudo um pouco sempre tentando encontrar o meu eu, em forma de rebeldia ou quebrando barreiras. Titulado pelos familiares como o diferente, o fora do padrão, não gostava muito disto, mas hoje acho engraçadinho.

Quando entrei para a faculdade no curso de Ciências Econômicas achei que seria o ideal, lembro até hoje do dia que fiz a inscrição pro vestibular e fui dar a notícia a todos, falei que economia era o correto, pois poderia ganhar dinheiro e resolver problemas sociais, até brincava que ai ser político.

Hehehe Não foi bem assim que aconteceu. Durante o curso na Universidade Federal de Viçosa os movimentos e questões sociais me chamaram mais atenção que a teoria econômica e a forma, talvez antiquada, de transformar pessoas em números. Mesmo olhando pra trás e vendo que não fiz tudo da melhor maneira vejo que era o meu melhor e que eu precisava naquele momento para abrir os olhos, eu precisava ter participado do movimento estudantil, eu precisava ter acampado com o vários movimentos sociais (MST, Atingidos por barragens, etc) em prol da liberdade de expressão, eu precisava ter perdido o foco do curso, eu precisava ter aprendido a fazer artesanato, eu precisava ter ganhado dinheiro vendendo o que eu produzia e eu precisava ter desligado do curso e de todos os movimentos, pois comecei a desacreditar que aquela era a melhor forma de mudar o mundo. Acredito que ter me feito um papel em branco e ter começado do zero foi o marco de um recomeço profissional e pessoal.

Mudei-me para Uberlândia com a intenção de compensar a desistência do Curso de Economia, sendo o melhor aluno e já colocar em pratica cedo, desde o primeiro período da faculdade de Comunicação. Primeira experiência profissional, primeiro salário, primeiro patrão, foi onde percebi que ainda tinha a vontade de ter um negócio próprio e não me dava bem com sistemas engessados e tradicionais. Saí do emprego pensando em ser livre pra aprender de tudo e não apenas ficar sentado na frente do computador em uma sala. Tive várias experiências, mas sempre fugindo de qualquer forma que me limitasse.

Seis meses antes de formar comecei a experiência de montar um estúdio de design e já estou nessa a um ano, aprendi muito, mas mais uma vez me vi sentado em uma sala na frente de um computador, onde agora escrevo este texto. A dúvida que tenho é se sentado nesta cadeira é o melhor de mim. Com base em toda essa história que contei a cima que parece me levar a uma vida sem paredes que limitam, sem computadores me escravizam e com pessoas que mesmo sem conhecê-las me fazem feliz, o Guerreiro sem Armas apareceu como uma luz. Sinto que posso dar muito mais de mim, só preciso de um guia que não me ensine com palavras que posso buscar em livros, mas com o coração que é tocado com exemplo e vivência.

"O mestre vem quando o discípulo está pronto."

Forte abraço

Jack GSA 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário